fbpx
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Roteiro Turistico: Revivendo o "Clube da Esquina"

Jardineira.jpg
Transporte Utilizado

A Cidade de Belo Horizonte

Há muitas maneiras de se conhecer belo horizonte, uma cidade múltipla, efervecente, acolhedora de antigas tradições propomos um roteiro antigo e singular onde revivemos a cidade e trilamos caminhos percorridos pelo clube da esquina passando a conhecer a história desse movimento musical que surgiu na cidade no final da década de 60, transpôs as montanhas de minas e ganhou expressão nternacional. Abordamos história, cultura, música e os encontros especiais para entender o nascimento do clube da esquina. Inicaremos o circuito praça da liberdade em direção ao minas tênis clube passando pela biblioteca pública, o minas tênis clube, o colégio estadual central e em seguida indo em direção ao centro de belo horizonte terminando nossa experiência em santa tereza. Visitaremos o cruzamento mais importante da capital a praça sete com av amazonas palco de várias manifstações conhecendo o edifício levy, a casa dos borges a famosa esquina. São 12 pontos icônicos desse movimento musical.

Logo Bar do Museu loja 411x127 1.png

Apoio Cultural

O Clube da Esquina

No início da década de 60, aconteceu o grande encontro. Em belo horizonte, garotos transformaram o cenário da mpb no Brasil. No bairro Santa Tereza surgia o clube da esquina. Representado por Milton Nnascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, os irmãos Lô, Márcio e Marilton borges, Nivaldo Ornelas, Paulo Braga e tantos outros, o grupo cantava sobre juventude, cultura, liberdade e política e apresentou uma inesquecível e inovadora maneira de fazer música.

Conheça a história, o Clube da Esquina, a gastronomia de BH de um jeito divertido e diferente.

Temas Abordados: Arte, Música, História, Geografia, Poesia, Literatura, Memória, Culinária.

Roteiro

Início Do Passeio - Coreto Da Praça Da Liberdade- (Em Frente As Escadas- 9:30 Hrs- Concentração As 9:15 Hrs

PRAÇA DA LIBERDADE

Na Praça da Liberdade, tão importante para BH, começamos o roteiro em frente as escadas do coreto para conhecer a história da cidade e da Alameda Travessia. Vamos entender um pouco mais sobre a história política e cultura por trás dessa canção num lugar muito especial. Mostramos também a Biblioteca Pública Estadual, local onde Fernando Brant, Márcio Borges frequentavam para pesquisas e leituras. Em seguida vamos em direção ao Minas Tênis Clube, palco de um dos primeiros grandes shows de Miltom Nascimento passando em seguida pelo Colégio Estadual Central.

A REGIÃO CENTRAL DE BH

Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características marcantes da cultura mineira dão charme ao mais querido mercado de bh. Aqui foi e ainda é ponto de encontro de artistas do clube da esquina, turistas e belorizontinos. Faremos uma parada técnica de 50 minutos no mercado central

EDIFÍCIO LEVI, PONTO DOS MÚSICOS, PRAÇA SETE

De volta a jardineira vamos para o início de tudo, o edifício levy. Passamos antes pelo prédio onde a familia guedes morou, bem como a família horta, o edifício cesário alvim. Mas foi no edifício lev, que o clube da esquina iniciou a sua história, um grande encontro entre milton nascimento, a família borges e tantas personalidades importantes para o grupo dos jovens integrantes do clube da esquina. Após essa visita ao levy, seguiremos num tour pelo centro de belo horizonte, visitando o ponto dos músicos e a rua da bahia indo em direção ao edifício maletta, passando também pelo sindicato dos músicos, a praça sete, considerada o coração de belo horizonte e local de manifestações culturais e político-partidárias como as do regime militar de 1964. No edifício helena passig, nesta pração , o jovem miltom nascimento trabalhou como escriturário na central de elétrica de furnas.

EDIFÍCIO MALETTA

O conjunto Archângelo Maletta, inaugurado nos anos 60, era um reduto da boemia e reunia artistas, estudantes, jornalistas, intelectuais, políticos e pessoas importantes no cenário de BH. Logo, o lugar passou a ser também o reduto dos amigos do clube da esquina. Lá tem a cantina do Lucas onde alguns integrantes costumavam comer e debater sobre política na época da revolução de 1964. Funcionou no segundo piso a boate berimbau- local de uma das primeiras apresentações de Milton nascimento com Wagner Tiso.

O SINDICATO DOS MÚSICOS, A PRAÇA SETE, A PRAÇA DA ESTAÇÃO E O VIADUTO DE SANTA TEREZA PRAÇA DA ESTAÇÃO

Sua construção foi iniciada em 1894. De estilo paisagístico inglês seus jardins foram entregues à população em 1906. Em 1930 foi inaugurado o monumento à terra mineira, de autoria do escultor Júlio Starecce. No início a praça possuía muitos jardins enriquecidos por mármores artísticos e um quiosque posteriormente uma fonte luminosa. A partir da década de 50, com o declínio do transporte ferroviário, a praça perdeu seu equipamento original sendo revitalizada 30 anos depois. Em 1996, ela foi palco de lançamento do livro os sonhos não envelhecem, de Márcio borges, que reuniu a maioria dos artistas. No prédio da estação central, atualmente abriga o belo museu de artes e ofícios.

VIADUTO DE SANTA TEREZA

Este viaduto é um dos símbolos da cidade, construído em 1929 tendo sido projetado pele engenheiro Emilio Baumgart, um destaque entre profissionais das estruturas de concreto armada no brasil. O arrojado viaduto, imortalizado também na obra encontro marcado do escritor mineiro, Fernando sabino, cumpre também o papel de portal para o bairro que lhe deu o nome: Santa Teresa na região lesta da cidade

O BAIRRO DE SANTA TEREZA E A FAMOSA ESQUINA

A próxima parada é o bairro Santa Tereza, zona leste de BH, a região que mais contribuiu para o cenário musical de minas gerais. Atravessando o viaduto que leva o mesmo nome do bairro, vamos passar pela praça central (Duque de Caxias), observar a beleza arquitetônica das casas antigas, várias tombadas e viver um pouco da vida pacata de um pedaço da cidade que parece estar isolado de todo o caos urbano da região central. A casa dos borges vamos passar em frente da casa da família borges. Ponto oficial de encontro, lugar em que criaram composições novas, melodias inesquecíveis e que acolheu a música do clube da esquina por anos. A esquina é no cruzamento entre as ruas Divinópolis e Paraisópolis a famosa esquina que deu nome ao grupo de garotos que levou a música de minas para o mundo. Parada obrigatória!

CHEGADA

Aproximadamente as 13:30 para finalizar essa imersão incrível pela história da música do clube da esquina, nada melhor que comemorar ao melhor estilo no bar do museu clube da esquina. Vamos nos reunir para dividir tudo o que vivemos nessa viagem inesquecível!

Logo Bar do Museu loja 411x127 1.png

Duração: 4 HORAS (somente o roteiro)

e o tempo necessário quando estiverem no Bar do Museu após o passeio para curtir o show de musica mineira e degustar nosso cardápio temático de comida mineira que homenageia diversos terrois de Minas Gerais Percurso: 11 kms

Obs.: AO CHEGAR NO BAR DO MUSEU CLUBE DA ESQUINA, O CARDÁPIO É ABERTO COM PETISCOS DA CULINÁRIA MINEIRA, FEIJOADA AOS SÁBADOS E TROPEIRO AOS DOMINGOS. O VALOR REFERENTE A ATRAÇÃO MUSICAL é APROXIMADAMENTE R$20,00 por pessoa.

Crianças até 12 anos não pagam entrada. Este roteiro é realizado todos os sábados com o transporte: Ônibus antigo tipo jardineira da década de 50 modelo Marta Rocha- Mínimo 10, máximo 20 passageiros

Inclui:

  • Guia credenciado Cadastur
  • Transporte em ônibus tipo jardineira de 1957
  • Música ao vivo a bordo
  • Água servida na Jardineira.
  • Drink de boas vindas e um petisco ao chegar no Bar do Museu.

OBS.: CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS NÃO PAGAM DESDE QUE ESTEJAM NO COLO DE UM ADULTO

  • Ônibus convencional- mínimo 20, máximo 40 passageiros
  • Ônibus antigo tipo jardineira da década de 50 modelo Marta Rocha- Mínimo 8, máximo 22 passageiros

Operadoras credenciadas: HelderPrimo Primotur Tripness Esperanza Turismo CVC Viagens Informações: 31-9-9943-0554

Carrinho de compras
Comece a digitar para ver os produtos que você está procurando.
WhatsApp chat

Login

Sem conta ainda?