Chorinho e Samba toda semana na programação do Bar do Museu Clube da Esquina

10/09/2019 – Victor Sousa

Chorinho e Samba toda semana na programação do Bar do Museu Clube da Esquina

O Bar do Museu Clube da Esquina, bar referência em musica, promove novas atrações todas as semanas, e para todos os gostos. Na nossa programação semanal, agora temos Chorinho e Samba, para aqueles apaixonados por esses estilos que combinam tão bem e fazem parte da nossa cultura.

choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte.

Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho – a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.

O choro é visto como o recurso do qual se utilizou o músico popular para executar, ao seu estilo, a música importada e consumida nos salões e bailes da alta sociedade do Império a partir da metade do século XIX.

O Chorinho e o Samba são ritmos que são frutos da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade. Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

Próximas atrações

No próximo dia 15, teremos o grupo Samba D’quintal se apresentando no Bar. O grupo promete muita alegria, canções marcantes e um excelente show.

O Bar do Museu Clube da Esquina abre suas portas de terça a domingo, a partir das 19h30 nos dias úteis e ao meio-dia nos fins de semana. Embora não seja fixa, a programação segue uma linha conduzida pela variedade de gêneros que influenciaram o Clube da Esquina, casos do samba, do choro, da MPB e até dos Beatles.

Com uma área aberta e outra fechada, o ambiente é permeado por fotografias e quadros em alusão ao movimento capitaneado por Milton Nascimento e sua trupe nos anos 70.

Venha, conheça, traga sua família e amigos, e se encante com o Bar que é referência em musica em Minas Gerais.