Projetos Culturais, Eventos

Ensaio do Bloco Alalaor acontece no dia 27/01 no Bar do Museu Clube da Esquina

O Carnaval já está chegando, mas antes dele, temos os tão esperados ensaios de pré carnaval. E o ensaio do tradicional Bloco do Alalaor chega ao Bar do Museu Clube da Esquina neste domingo dia 27/01. Conheça mais sobre o bloco:

História do Bloco Alalaor

Cada Bloco de Carnaval tem a sua história. E a história deste novo bloco, Alalaor, nascido em Santa Tereza, tem a dele de certa forma ligada ao bairro. Quem tratou de dentes com o Dr. Alaor da Silva Araújo, que mantinha um consultório à Rua Divinópolis? Pois é, o Bloco Alalaor foi criado em sua homenagem.

Pai de oito filhos, o Alaor,  comentava com eles, que nunca havia brincado carnaval nos blocos, porque era sempre zoado por causa do seu nome, que remetia à antiga marchinha Allah-la-ô (Haroldo Lobo e Nassara), de 1940, gravada por Carlos Galhardo.

Quem conta o filho mais novo de seu Alaor, Júlio Cesar da Silva: “em janeiro de 2017, papai com 90 anos, estava na varanda e veio passando um bloco ensaiando. Ele comentou que não brincava carnaval porque sofreu  bulling na escola, por causa de seu nome. Achei um absurdo, uma pessoa nessa idade nunca  ter pulado carnaval e ainda mais por isso.  E disse a ele,  vamos então fazer um bloco pra você brincar”.

Júlio chamou a grande família e em pouco tempo o bloco estava criado. O nome claro, Alalaor. “Ele ficou muito feliz, segurou o estandarte e aproveitou bastante. Não só ele, mas outros idosos e muitas crianças se juntaram a nós, quando o bloquinho saiu, no ano passado aqui na Rua Divinópolis. Fiquei entusiasmado e ele também. Já estávamos nos preparos para o bloco sair em 2018, quando, em primeiro de dezembro, infelizmente ele adoeceu e faleceu”.

Júlio ressalta que o Alaor resgata a tradição do carnaval familiar, junto aos amigos e à comunidade.

Trabalho de inclusão

Um dos propósitos do bloco é a inclusão da pessoa idosa e por isso o grupo faz um trabalho junto ao Lar das Idosas com sede em Santa Tereza. Não só arrecadando doações de alimentos, fraldas, mas visitando o Lar e levando alegria e música às 16 idosas abrigadas pela instituição, que fica à Rua Divinópolis.

O Ensaio do Bloco no Bar do Museu Clube da Esquina acontece no Domingo, dia 27/01, as 16:00. Venha, traga sua família e comece a se preparar para o melhor carnaval do Brasil.

agenda da semana