Eventos, Projetos Culturais

III Carnaval de Rua Solidário Bar do Museu Clube da Esquina – 02/03

Enfim, chegou a melhor época do ano. É Carnaval! E para celebrar, trazemos o nosso tradicional Carnaval de Rua Solidário Bar do Museu Clube da Esquina. Confira a nossa programação e aproveite a folia.

10:00 – Palhacita vai a praia

A Trupe Gaia é um grupo de artistas de Belo Horizonte, fundada em 2007, que tem como proposta a prática e a difusão da consciência ambiental através das artes circenses e do teatro.

A Trupe supera a ideia de um mero grupo: é uma família de artistas e grandes amigos que têm como propósito levar a visão de um mundo mais humano e colorido na forma de arte e conscientização ambiental.

A Trupe vê a arte como instrumento transformador, arte essa que supera conceitos e paradigmas e busca despertar em todo ser, criança e adulto, um sentimento impulsionador capaz de mudar a realidade.

Multiplicadores do bem, agentes da alegria, protetores ambientais; tudo isso a Trupe tem como cerne e basta estarem nas ruas, nas praças, em festas, com suas faces pintadas e com o coração cheio de amor que a alegria alcança cada coração, transformando tudo em sorriso, em magia, em esplendor.

Assim a Trupe passa sua mensagem: é permitido ser feliz e descobrir em si um estado de prazer, de alegria; é mágico contemplar e fazer arte; é gratificante despertar sorrisos e estimular a consciência ambiental. Seguimos nesse caminho e estilo de vida com a bela missão de espalhar amor e alegria; amor pelo próximo, pela Terra, pela vida. Somos alegria, somos amor, somos a Trupe Gaia!

11:30 – Circo Marimbondo Show

Este é um show de carnaval para divertir, aprender e emocionar crianças pequenas e esticadinhas em locais abertos, teatros, shoppings e demais espaços que promovem a cultura para a infância.

Acreditamos que a infância seja a fase mais rica pela qual passamos. A criança é capaz de absorver e se emocionar também através de canções que não se encaixam somente na categoria “música para crianças”. Nessa fase, a música vivenciada vem como verdadeira fonte de informações, que levam à construção do ser em formação.

Pensando nisso, o Circo Marimbondo traz seu espetáculo de carnaval, Circo Marimbondo – Baile de Carnaval e leva para os palcos o folclore brasileiro, com marchinhas de antigamente e canções autorais consagradas pelo público infantil das compositoras e educadoras musicais Bianca Luar e Fernanda Sander. Além disso, promove o encontro das crianças e seus familiares com uma seleção cuidadosa e afetiva do repertório do movimento musical mineiro Clube da Esquina.

Junto a uma banda de músicos consagrados, a dupla Bianca e Fernanda elege temas que permeiam o universo infantil, como a descoberta do corpo, o medo, o brincar, a natureza e os desafios do crescimento. Nosso repertório representa uma amostra da música de qualidade brasileira, apresentada com o intuito de unir gerações por meio de novas estéticas, com densidade simples, divertida e poética, em formato bem-humorado e bem brasileiro!

As canções desse show também entram na brincadeira e vêm pular carnaval vestindo arranjos costurados com vários ritmos brasileiros. Durante todo o show, acontecem pequenas encenações, diálogos e brincadeiras musicais que promovem a interação com o público de pequenos foliões do princípio ao fim!

13:00 – Zé da Guiomar

Formado por Márcio Souza (voz eviolão), Valdênio Martinho (cavaquinho), Renato Carvalho (sax), Totove Ladeira (percussão) e tendo como músicos convidados o trombonista Marcos Flávio, o violonista Gustavo Monteiro e os percussionistas Alexandre Batista e Rodrigo Martins, o Zé da Guiomar se transformou em um dos grupos mais bem sucedidos de Minas Gerais.

A fórmula: um instrumental eficiente, arranjos criativos e um repertório cuidadosamente escolhido, que mescla temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências.

O grupo, que iniciou sua trajetória em 2000, tem como repertório o melhor do nosso samba com inserções na bossa nova e no choro. Foi um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba na capital mineira.

14:30 – Biafran Lion

E o Reggae também tem espaço no nosso Carnaval de Rua Solidário. Às 14:30 é a vez de Biafran Lion, com um show bastante animado e com muitas boas energias.

16:00 – Banda Bloco da Esquina

O Bloco da Esquina, criado pelos músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, surgiu em 2013 com o objetivo de homenagear os 40 anos do movimento Clube da Esquina.

O que começou como uma diversão dos músicos foi se transformando e ganhando novos rumos a partir da aceitação do público e crescimento do carnaval de Belo Horizonte. As clássicas canções do Clube ganharam então outra roupagem em ritmos carnavalescos e caíram na folia!

Com um som improvisado em cima de uma caminhonete o bloco ganhou as ruas da cidade em seu primeiro desfile, levando alegria e emoção aos moradores de Santa Tereza. Com o tempo crescia o sentimento de pertencimento do bloco ao carnaval e às ruas de Belo Horizonte.

Alguns anos depois, nos últimos dois desfiles, o bloco já desfilou utilizando um minitrio, dando maior suporte para a bateria e para os foliões e otimizando a estrutura para o trabalho dos músicos. Todo esse movimento reverberou até os ícones do Clube da Esquina, como Toninho Horta e Lô Borges, que vestiram a camisa do bloco e participaram de alguns shows fortalecendo ainda mais a identificação do bloco com o público.

Em 2019, buscando uma maior descentralização do carnaval o bloco celebrará a festa em novas esquinas. O cortejo sairá do bairro da Graça, local onde já foram realizados em outros anos os ensaios da bateria e shows do bloco.

Este ano o Bloco da Esquina contará com uma bateria de aproximadamente 100 participantes, regida pela percussionista Analu Braga e uma banda formada pelos músicos Renato Muringa (guitarra baiana e voz), Beto Lopes (baixo e voz), Will Motta (teclado e voz), Xande Tamietti (bateria).

O bloco também está com uma Campanha de Financiamento Coletivo para levantar fundos que custeiem um trio elétrico, bom equipamento de som e arquem com despesas dos ensaios, cachês de músicos, decoração do trio, segurança e confecção de adereços e brindes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *