Roteiros Turísticos

Motivos para você conhecer o Bar do Museu Clube da Esquina hoje

Para comemorar os 4 anos do Bar do Museu Clube da Esquina, listamos alguns motivos para você conhecer o espaço hoje mesmo e vivenciar essa experiência única. Apesar do pouco tempo, o local tem se firmado como importante reduto para a cena musical de Belo Horizonte. Unindo cultura e gastronomia num espaço único.

O Clube da Esquina está em todos os lugares

O Clube da Esquina, formado por músicos como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes, é um dos movimentos mais importantes da música brasileira, que influenciou gerações de artistas e projetou a música mineira em âmbito nacional. A existência de um espaço dedicado ao movimento preserva “o legado de uma mineiridade do encontro e da amizade que vieram de um movimento musical surgido espontaneamente”, aponta o músico Rodrigo Borges, sobrinho de Lô Borges.

Todo o cardápio do bar foi montado homenageando canções dos integrantes do Clube da Esquina. Além do petisco que faz referência a Milton Nascimento, na carta de comidas e bebidas tem o “Trem Azul”, feito de filé mignon ao molho de gorgonzola, o “Gente que Vem de Lisboa” (bolinho de bacalhau) e o “Anjo Bom” (drink sem álcool feito a base de morango e sucos de laranja, abacaxi e limão). Para acessar o cardápio completo, clique aqui.

No Bar, você pode aprender mais sobre a história do grupo.

Toda a decoração do bar é feita por artefatos que têm ligação com o grupo musical: são fotografias, capas de discos, cartas… “Na varanda do bar, tem uma cartinha feita pelo Bituca e enviada ao Márcio (Borges). Outro dia, o Márcio veio aqui e contou a história desta carta: foi feita durante uma viagem de Milton Nascimento”, explica Virgínia, diretora do Bar.

O Santa Tereza é um bairro histórico para a cultura da capital mineira

O bar está localizado no bairro Santa Tereza, um dos mais efervescentes em Belo Horizonte quando o assunto é a cultura belo-horizontina. O bairro é berço de bandas como o Sepultura e o Skank. Lá também está localizado o MIS Santa Tereza, que exibe filmes gratuitamente. E não podemos esquecer dos vários outros bares da região, para os mais diferentes estilos e gostos.

A esquina que dá nome ao movimento fica entre a rua Paraisópolis e Divinópolis, no bairro Santa Tereza. O local foi o principal ponto de encontro dos jovens músicos na década de 60. Sua fama de um dos mais tradicionais redutos boêmios da capital mineira tem fundamento em seus bares e casas de serestas. Além disso, Santa Tereza abriga diversos ateliês de cerâmica, artes plásticas, artesanato e grupos de teatro.

O público artístico se encontrava durante as noites no bairro para compor música, dançar e até cantar. Dessa tradição nasceram movimentos musicais e bandas, como o Clube da Esquina, o Skank e Sepultura. Popularmente apelidado de Santé – quase uma alusão à “mineiridade” e o seu cortar das palavras -, o bairro Santa Tereza respira cultura e tradição.