Espanhola musa inspiradora do Guarabyra

10/08/2020 Bar do Museu Clube da Esquina

Senta que lá vem historia.

fatima inspiração da musica espanhola

Essa linda garota ai da foto é a Fátima (“Fafa”), a espanhola musa inspiradora do Guarabyra! Foi em homenagem a ela que ele escreveu a letra pra linda canção, que Flavio Venturini musicou.

Segue e estória da música “Espanhola” (Guarabyra/Flávio Venturini)

Espanhola – Guarabyra/Flávio Venturini

• colaboração do jornalista musical Abner Moabe

Quem nunca teve aquela história de amor platônico, em que fica aquela sensação de uma afinidade que poderia ter ido além da amizade? Foi uma história como essa que inspirou a letra da música Espanhola – um clássico do repertório voz e violão nos barzinhos de todo o Brasil.

Lá pelos idos de 76, a dupla Sá & Guarabyra havia se mudado para São Paulo. Era inverno e o frio castigava os cariocas que não estavam acostumados com as baixas temperaturas. Guarabyra rapidamente descobriu um bar e tratou de fazer amizade com o gerente. Numa noite fria, enquanto tomava alguns licores para se esquentar, lembrou da amiga Fafá . Ela havia ficado no Rio de Janeiro e ele achava que a história deles poderia ter sido bem mais do que uma amizade.