Projetos Culturais

Márcio Borges estreia seu programa online de entrevistas “Centenas & Dezenas”

Jornalista Ivana Alves de Andrade

Márcio Borges estreia seu programa online de entrevistas “Centenas & Dezenas” com bate-papo com o irmão e parceiro, Lô Borges. Programação exalta a mineiridade e apresenta músicas, culinária e histórias sobre BH e o Clube da Esquina

Projeto, que começa no dia 31 de julho, sábado, às 18h, terá mais duas edições, que serão transmitidas pelo canal do Bar do Museu Clube da Esquina no YouTube

Vem aí o programa online de entrevistas e variedades “Centenas & Dezenas”, idealizado e apresentado pelo compositor e poeta belo-horizontino Márcio Borges, um dos mais renomados letristas do Brasil e um dos idealizadores do Clube da Esquina.  Na estreia, dia 31 de julho, sábado, às 18h, ele receberá seu irmão e parceiro, Lô Borges. Juntos eles vão cantar e falar sobre parcerias, histórias e amizades. O projeto é uma realização do Bar do Museu Clube da Esquina, com patrocínio da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A direção é de Cláudia Brandão e a produção cultural de Virgínia Câmara. A transmissão será feita pelo canal Bar do Museu Clube da Esquina no YouTube.

Além de música, bate-papo e histórias sobre a capital mineira e Clube da Esquina, o “Centenas & Dezenas” terá um quadro de culinária afetiva. Trata-se do “Sabores da Música”, apresentado por chefs renomados que vão ensinar o preparo, passo a passo, de receitas selecionadas por Márcio Borges, e que ficarão disponíveis no site do Bar do Museu Clube da Esquina após a exibição do programa.

“É um prazer estar à frente desse projeto que ressalta as raízes mineiras e a diversidade cultural de BH. A escolha do nome é porque fiz centenas de letras para dezenas de parceiros musicais, e será maravilhoso receber alguns deles para um bate-papo descontraído e, juntos, relembrarmos os bons e velhos tempos do Clube da Esquina, que continuam tão presentes na atualidade. Espero que todos gostem”, diz Márcio Borges.

A abertura do quadro “Sabores da Música” ficará à cargo da chef Eugênia Procópio, proprietária da tradicional Momo Confeitaria. Ela vai ensinar a preparar a famosa “torta de nozes”, sobremesa que Dona Maricota, mãe dos irmãos Borges, encomendava todo ano para as ceias de Natal da família.

Sorteio de fogão à lenha ecológico e kits de cervejas artesanais

E para quem gosta de cozinhar, a boa notícia é que serão sorteados fogões à lenha ecológicos (Ecofogões) e kits de cervejas artesanais (Cervejaria Loba). Cada R$ 50 em compras no Bar do Museu Clube da Esquina ou na loja virtual desse estabelecimento comercial, que conta com canecas, CDs, camisas e presentes incríveis, será transformado em cupom. O regulamento pode ser conferido no site Bar do Museu do Clube da Esquina (https://bardomuseuclubedaesquina.com.br/o-bar/). O sorteio, ao vivo, ocorrerá no dia 15 de agosto, às 18h, no Instagram do Bar do Museu Clube da Esquina (bardomuseuclubedaesquina).

Vem mais por aí

Na segunda edição de “Centenas & Dezenas”, no dia 15 de agosto, às 18h, Márcio Borges e convidados participarão de um tour virtual por BH para falar sobre os locais que tiveram grande importância na vida dos artistas do Clube da Esquina na década de 70.

No quadro “Sabores da Música”, o chef Cardoso, da Cantina do Lucas, vai preparar a receita do dia, “Filé à cubana, prato predileto dos compositores mineiros durante as noitadas no Edifício Maletta, regadas a cinema e música. O público vai conferir também o preparo da “carne de lata ao molho de pequi”, que fará parte do cardápio do Bar Museu Clube da Esquina.

E na terceira e última edição do programa, que será transmitida no dia 19 de setembro, às 18h, Márcio Borges receberá seu parceiro, o músico Tavinho Moura, para uma boa conversa. Já no “Sabores da Música”, o destaque será Bacalhoada com couve”, feito pela chef Ana Beatriz Brito. A receita desse prato luso-mineiro foi passada pela avó paterna dos irmãos Borges, Vovó Paulina, para sua nora Dona Maricota que, por sua vez, preparou esse delicioso prato diversas vezes para regalo da numerosa família. A receita, que traz aromas de afetos e notas de quimeras, já chegou à quarta geração.

========

Serviço:

Quando: 31/07/2021 (sábado)

Onde: canal do Bar do Museu Clube da Esquina no YouTube.

Horário: 18h

Sorteio de fogão à lenha ecológico e kits de cervejas artesanais: regulamento no site do Bar do Museu Clube da Esquina (https://bardomuseuclubedaesquina.com.br/o-bar/).

Posts Relacionados

Um pensamento sobre "Márcio Borges estreia seu programa online de entrevistas “Centenas & Dezenas”"

1. Alaide vieira disse:

Simplesmente necessária a divulgação deste tesouro brasileiro, em forma de música e muita poesia mineira. Amo vocês de coração!!!

Os comentários estão fechados.